sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Leis da inclusão social

Legislação

Lei nº 8.213- Diz que as empresas devem reservar vagas de emprego para pessoas com deficiência. O percentual a ser aplicado é:

I – de 100 a 200 empregados: 2% das vagas.

II – de 201 a 500: 3% das vagas.

III – de 501 a 1.000: 4% das vagas.

IV – de 1.001 em diante: 5% das vagas.

E também proíbe qualquer ato de discriminação com relação ao salário.
Lei 7.899, fala sobre a integração das pessoas com qualquer tipo de deficiência a educação, lazer, saúde, recursos humanos e acessibilidade.

Lei Federal 10.048, dá prioridade de atendimento para as pessoas com deficiência física, idosos com ou mais que sessenta e cinco anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo

A Lei Federal 10.098, estabelece normas e critérios para a acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida, diante barreiras e obstáculos nas vias e espaços públicos, nas vias urbanas, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

A Lei Federal 11.126, assegura a pessoa com deficiência visual que tenha um cão guia, a permanência do animal nos veículos e nos estabelecimentos públicos e privados de uso coletivo. Com exceção nos estabelecimentos de saúde, mas apenas nos locais de isolamento, quimioterapia, transplante, centro cirúrgico, UTI.

A Lei 11.133, de 14 de julho de 2005, institui o dia 21 de setembro como o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.


Fontes: 
http://www.isocial.com.br/legislacao-leis.php, http://celinacb.br.tripod.com/toeinclusaosocial/id6.html.

Os Desafios da Inclusão Escolar

Alguns dos maiores desafios da inclusão escolar é como fazer os alunos que estudam com essa pessoa (que tem deficiência ou está numa baixa classe social, entre outros), entender porquê aquela pessoa está ali e que os alunos tenham um comportamento uniforme (como não fazer piadas e não agredir verbalmente ou fisicamente).

Isso continua sendo um desafio, porque incluir uma pessoa socialmente não é o mesmo que incluí-la pedagogicamente.


Fontes: 
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/dc-na-sala-de-aula/noticia/2013/09/o-desafio-da-inclusao-em-sala-de-aula-4257662.html
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/palavra-especialista-desafios-educacao-inclusiva-foco-redes-apoio-734436.shtml
http://www.bengalalegal.com/desafios

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O que é Inclusão Escolar?


Inclusão social é inserir ou incluir crianças ou adolescentes que possuam alguma deficiência, que são de uma baixa classe social e para os que são discriminados por outros motivos, em escolas, faculdades e outros lugares do tipo. Ou seja, essas pessoas podem ter uma vida escolar normal e podem ter a chance de conviver com outras pessoas, se enturmar, brincar, ter amigos, aprender e muitas vezes, até ensinar.


http://www.acei.org.br/itabuna-recebe-i-semana-do-direito-a-educacao-inclusiva/#.VCs-jEpX-uY 

O que é Inclusão Digital?

Inclusão digital é o ato de ensinar as pessoas, não só de baixa renda, a usar aparelhos que tem relação com tecnologia, ou seja, garante a todos, acesso à tecnologia da informação. 

Muitas vezes para ajudar sua vida, como por exemplo: para educação (cursos de línguas online, cursos de longa distância, sites educativos, entre outros), para comunicação (sites de notícia) e para lazer (redes sociais que servem para fazer amigos, para ver vídeos, filmes online e outros).

Há um programa do governo federal chamado "Programa Computador Para Todos", que garante financiamento de aparelhos tecnológicos de custo máximo de R$ 1800,00.


Linux: Inclusão Digital


O que é Inclusão Social?

Inclusão social é incluir ou inserir as pessoas com deficiência física, por exemplo, numa vida social, ou seja, tornar-las participantes de uma vida política, social e econômica. Outro tipos de pessoas que estão inclusas neste assunto são deficientes de todos os tipos, pessoas de baixa classe social, negros, pessoas que não tiveram a oportunidade de ter uma boa educação, entre outros. 

Hoje em dia, ainda vemos lugares ou pessoas que não aceitam alguém nessas condições, pois antigamente as pessoas até se escondiam, não iam nem à escola, ou seja, não possuiam uma vida social.