quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Indicação de Livros


Nome do livro: Letramentos múltiplos - Escola e Inclusão Social
Autor: Roxane Rojo
Editora: Parábola Editorial

Resenha: Este livro se dirige a leitores interessados na educação linguística, especialmente a professores de língua portuguesa. Em seis capítulos, Roxane Rojo aprofunda uma necessária reflexão sobre conceitos como alfabetização, alfabetismo, alfabetismo funcional, diferenciando-os do conceito de letramento e de seus desenvolvimentos posteriores, configurados no conceito de letramento[s] ou de letramentos múltiplos. A discussão está conjuntamente tecida com a questão do fracasso /(in)sucesso escolar e da exclusão/inclusão social e do que isso acarreta em termos de letramentos e de cidadania. O que é mais original em comparação a outras obras do mesmo tema é o tratamento dado aos múltiplos letramentos. O que é útil é a sistematização de um conjunto de conhecimentos que renova a prática didática, ao reunir conceitos e informações dispersos na literatura do campo.


Fonte:http://www.saraiva.com.br/letramentos-multiplos-escola-e-inclusao-social-2660300.html 


Nome do livro: Inclusão Escolar de Crianças com Síndrome de Down
Autor: Maria Antonieta M. A. Voivodic
Editora: Editora Vozes



Resenha: O livro analisa as formas de viabilizar condições para que as crianças com Síndrome de Down possam frequentar o ensino regular utilizando os apoios necessários para uma educação inclusiva de qualidade.
Nome do livro: Educação Digital - A Tecnologia A Favor da Inclusão
Autor: Luiza Elena L. Ribeiro Do Valle, Maria José Viana Marinho de Mattos e José Wilson da Costa
Editora: Editora Pensa


Sinopse: Como podemos utilizar as novas tecnologias para promover a inclusão? Nesta obra, profissionais brasileiros de diferentes áreas – Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, entre outras – que trabalham com tecnologias da informação e comunicação (TICs) discutem essa questão em uma perspectiva educacional. O termo inclusão, nesse contexto, abrange a inclusão digital, a inclusão escolar e os direitos à formação profissional, fatores diretamente relacionados à promoção da inclusão social.
Fonte: http://www.saraiva.com.br/educacao-digital-a-tecnologia-a-favor-da-inclusao-4897461.html

Nome do livro: Autismo e Inclusão - Psicopedagogia e Práticas Educativas na Escola e na Família.

Autor: Eugênio Cunha

Editora: Editora Wak

Fonte: http://www.saraiva.com.br/autismo-e-inclusao-psicopedagogia-e-praticas-educativas-na-escola-e-na-familia-2644036.html?PAC_ID=129457&
Sinopse: Na prática docente, é possível perceber dificuldades para a elaboração de um currículo com atividades adequadas e funcionais para alunos com autismo, que favoreça a inclusão escolar e social. O que é mais importante fazer? Como cativar a atenção? É possível educar? É possível aprender? Entretanto, há nos processos de aprendizagem possibilidades que demandam a atuação coletiva, a dedicação espontânea; que são movidas por uma teia de desejos e aspirações, em um movimento de afetos e sonhos, que vai além da condição? É possível aprender? Entretanto, há nos processos de aprendizagem possibilidades que demandam a atuação coletiva, a dedicação espontânea; que são movidas por uma teia de desejos e aspirações, em um movimento de afetos e sonhos, que vai além da condição limítrofe do autista e estabelece a sua natureza de aprendente e os atributos necessários para educarmos pelo nosso exemplo e amor.

Nome do livro: Caminhos para a Inclusão
Autor: José Pacheco
Editora: Artimed - Bookman



Sinopse: Organizado por José Pacheco, ex-diretor da célebre Escola da Ponte, de Portugal, este livro reúne experiências bem-sucedidas, realizadas na Áustria, Islândia, Espanha e em Portugal, direcionadas à educação inclusiva em escolas obrigatórias desses países e tem como objetivo oferecer aos professores, pais e serviços de apoio, informações sobre práticas de educação escolar inclusiva.

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